História da aventura de 1996 a 2018:
- 1996 – Maria é mãe e mora em Vila Felicidade. Para dar uma chance às crianças que andam pela rua, ela as recebe em sua casa, em uma pequena cabana de 10 m². Ela lhes fornece papel, alguns lápis e ensina o básico da escrita.
Tocada por esta magnífica iniciativa, a associação Brasil de Amanhã se mobilizou e construiu uma primeira sala de aula em 1996, permitindo assim que Maria lecionasse em condições dignas.
54 alunos divididos em 2 turmas (uma matutina e outra vespertina) passam a fazer parte da primeira turma da Escola Comunitária Gabriela Feliz. Foi construída uma cozinha e um cozinheiro está trabalhando para oferecer às crianças 1 refeição quente por dia.
- 1997 – Um ano depois... Os pais lutam para matricular seus filhos na escola Gabriela Feliz, chegando a dormir em frente ao portão da escola um dia antes da matrícula. Uma segunda sala de aula é construída, acima da primeira. A escola pode acomodar até 108 alunos por dia.
- 1998 – A escola está crescendo... Dois professores trabalham em tempo integral, apoiando cerca de cem crianças todos os dias. Para apoiá-los, é recrutado um coordenador. a sua função consiste em tomar medidas junto das autoridades locais para obter apoio e manter contactos regulares com os membros da Associação sediada na Suíça.
- 2000 – Muitos esforços e longos meses de espera foram recompensados: a Prefeitura do Recife decide apoiar a Escola Comunitária Gabriela Feliz. Em abril de 2000, foi assinado um acordo. A Prefeitura fornece alimentação diária para 100 alunos, além de alguns materiais escolares.
- 2001 – A escola finalmente foi legalizada! A sua existência legal foi reconhecida em 23 de agosto de 2001. Esta formalidade permitirá realizar procedimentos administrativos tão simples como a abertura de uma conta bancária!
- 2004 – Carla Maciel, coordenadora da escola, fará uma viagem de um mês à Suíça. Durante esta estadia, visitou escolas, descobriu o sistema escolar suíço, conheceu membros da associação e descobriu neve pela primeira vez!
- 2006 – A Escola Comunitária Gabriela Feliz comemora seu décimo aniversário!!!
- 2007-2008 – Três integrantes do Brasil do Amanhã estão hospedados voluntariamente por vários meses em Recife. A sua missão: consolidar as capacidades organizacionais da escola (novos procedimentos contabilísticos, especificações, etc.); reforçar a comunicação interna (entre a escola e a associação) e externa (entre o projecto e os seus doadores) e participar no avanço dos vários processos de legalização em curso (aquisição da propriedade do terreno onde a escola foi construída, trazendo a escola em conformidade com as novas normas decretadas pela prefeitura).
- 2010 – Reforma de uma sala anexa que permite criar uma videoteca, uma área lúdica e de lazer para os alunos, bem como um escritório equipado para a diretora.
- 2011 – Lançamento do projeto “Gabriela Feliz em Paz”. Com a chegada de Michel Peneveyre à frente do comitê em Recife, a associação desenvolverá um conceito inovador de educação baseado no amor e no respeito, visando oferecer aos alunos um ambiente calmo e protegido, alimentação saudável e um ensino que leve em conta as habilidades específicas de cada criança. Este projeto também envolverá mais pais e membros da comunidade em atividades sociais, workshops ou aulas de alfabetização de adultos.
- 2012 – Início da colaboração na Suíça com a FEDEVACO (Fédération Vaudoise de Cooperation) que nos ajudará financeiramente e através da sua assessoria no desenvolvimento da escola Gabriela Feliz.
- 2013 – Compra do novo Centro Comunitário, e mudança após algumas reformas.
- 2015 – Início da colaboração com o projeto Transforma Recife, e chegada massiva de voluntários brasileiros ao Centro Comunitário.
- 2017 – Início do processo de capacitação do Centro Comunitário em relação à associação Brasil do Amanhã.
Para maiores informações entre em contato conosco.
Contate-nos