Centro Comunitário Gabriela Feliz

Foi criada em 1995, por iniciativa de duas mulheres: Maria, brasileira moradora da favela “Vila Felicidade” e Florence, suíça que trabalhava em Recife para outra associação.

O centro inicialmente montou treinamento em criação de joias para adolescentes e jovens do bairro e criou uma creche para crianças de 3 a 6 anos. Essas atividades ocorreram em pequenas instalações adquiridas no local pela associação Brasil de Demain. Com o tempo, a creche cresceu, estabilizando-se em 4 turmas de 25 alunos.

A partir de 2013, graças ao apoio financeiro da FEDEVACO,a associação conseguiu adquirir instalações novas e muito maiores. O centro conseguiu se abrir para os moradores da favela, hoje mais comumente chamada de “comunidade” da Vila Felicidade. Com salas adicionais, o centro conseguiu, por exemplo, criar uma turma de apoio para crianças que abandonaram a escola e precisam de ajuda com os trabalhos de casa.

Graças à plataforma « Transforma Recife », que conecta pessoas que desejam ser voluntárias e instituições que necessitam, o Centro Comunitário recebe hoje mais de 30 voluntários brasileiros e presta diversos serviços gratuitos para a comunidade.

Confira a lista de atividades que o Centro Comunitário Gabriela Feliz oferece gratuitamente à população de Vila Felicidade:
  • Projet Mais Jusça (Plus de Justice)Os advogados prestam aconselhamento jurídico gratuito aos residentes da comunidade uma tarde por semana. Os advogados também defenderão os moradores. Dezenas de processos de reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia e liberdade provisória já tramitaram.

  • Projet Psicologia para Todos (Psychologie pour tous)
    Apoio psicológico às crianças e suas famílias.
  • Serviço Social (Service Social)
    Assistência social às famílias uma vez por semana.
     
  • Projeto Qualifica – Qualification
    Aulas de formação profissional para pais duas vezes por semana. Eliane Silvestre (professora de crochê há 1 ano e meio); Aparecida (Professora de Pintura por 9 meses). Este programa também ajuda os desempregados a melhorar os seus rendimentos.


Com a chegada dos voluntários, o Centro Comunitário conseguiu ampliar o atendimento social assistencial às crianças e à população carente da Vila Felicidade.O trabalho dos voluntários também desempenha um papel importante na visibilidade da escola.O Centro Comunitário tem sido alvo de diversas reportagens (TV, rádio e imprensa escrita),
onde a importância do voluntariado foi destacada.

Escola de jardim de infância Serviços comunitarios

Ce site utilise des cookies pour améliorer l'expérience de navigation et fournir des fonctionnalités supplémentaires.
Brasil de amanhã